ÁBACO ROMANO: O método normal de cálculo na Roma antiga,
assim como na Grécia antiga, era mover bolas de contagem numa tábua própria
para o efeito. As bolas de contagem originais denominavam-se calculi.
Mais tarde, e na Europa medieval, os jetons começaram a ser manufaturados.
Linhas marcadas indicavam unidades, meias dezenas, dezenas, etc., como na numeração romana. O sistema de contagem
contrária continuou até à queda de Roma, assim como na Idade Média e até ao
século XIX, embora já com uma utilização mais limitada. Em adição às mais
utilizadas bolas de contagem frouxas, vários espécimes de um ábaco romano foram
encontrados, mostrados aqui em reconstrução. Tem oito longos sulcos contendo
até 5 bolas em cada e 8 sulcos menores tendo tanto uma como nenhuma bola. Nos sulcos menores, o sulco marcado I marca
unidades, o X dezenas e assim sucessivamente até aos milhões. As bolas nos
sulcos menores marcam os cincos - cinco unidades, cinco dezenas, etc. -
essencialmente baseado na numeração romana. As duas últimas colunas de
sulcos serviam para marcar as subdivisões da unidade monetária. Temos de ter em
conta que a unidade monetária se subdividia em 12 partes, o que implica que o
sulco longo marcado com o sinal 0(representando os múltiplos da onça ou
duodécimos da unidade monetária) comporte um máximo de 5 botões, valendo cada
uma 1 onça, e que o botão superior valha 6 onças. Os sulcos mais pequenos à
direita são frações da onça romana sendo respectivamente, de cima para baixo, ½
onça, ¼ onça e ⅓ onça.
ÁBACO INDIANO: Fontes do século I, como a Abhidharmakosa, descrevem a
sabedoria e o uso do ábaco na Índia. Por volta do século V, escrivães indianos estavam já à procura de gravar
os resultados do Ábaco. Textos hindus usavam o termo shunya (zero) para
indicar a coluna vazia no ábaco.
Suanpan
(o número representado na figura é 6.302.715.408).
ÁBACO CHINÊS: .Habitualmente, um suanpan tem cerca de
20 cm de altura e vem em variadas larguras, dependendo do fabricante. Tem
habitualmente mais de sete hastes. Existem duas bolas em cada haste na parte de
cima e cinco na parte de baixo, para números decimais e hexadecimais. Ábacos mais modernos tem uma
bola na parte de cima e quatro na parte de baixo. As bolas são habitualmente redondas
e feitas em madeira. As bolas são contadas por serem movidas para cima ou para
baixo. Se as mover para o alto, conta-lhes o valor; se não, não lhes conta o
valor. O suanpan pode voltar à posição inicial instantaneamente por um
pequeno agitar ao longo do eixo horizontal para afastar todas as peças do
centro. Os suanpans podem ser utilizados para outras
funções que não contar. Ao contrário do simples ábaco utilizado nas escolas,
muitas técnicas eficientes para o suanpan foram feitas para calcular operações
que utilizam a multiplicação, a divisão, a adição, a subtração, a raiz quadrada e a raiz cúbica a uma alta velocidade. A similaridade do ábaco romano com o suanpan
sugere que um pode ter inspirado o outro, pois existem evidências de relações
comerciais entre o Império Romano e a China. No entanto, nenhuma ligação direta
é passível de ser demonstrada, e a similaridade dos ábacos pode bem ser
coincidência, ambos derivando da contagem de cinco dedos por mão.
ÁBACO JAPONÊS: Um soroban (算盤, そろばん, lit. tábua de contar) é
uma versão modificada pelos japoneses do suanpan. É planeado do suanpan,
importado para o Japão antes do século XVI. No entanto, a idade de transmissão exata e o meio
são incertos porque não existem registros específicos. Como o suanpan, o
soroban ainda hoje é utilizado no Japão, apesar da proliferação das
calculadoras de bolso, mais baratas.
A Coreia tem também o seu próprio, o supan (수판), que é
basicamente o soroban antes de tomar a sua atual forma nos anos 30. O soroban moderno também tem este nome.
ÁBACO DOS NATIVOS AMERICANOS: Algumas fontes mencionam o uso de
um ábaco chamado nepohualtzintzin na antiga cultura asteca. Este ábaco
mesoamericano utiliza um sistema de base 20 com 5 dígitos. O quipu dos Incas era um
sistema de cordas atadas usado para
gravar dados numéricos, como varas de registro avançadas - mas não eram usadas
para fazer cálculos. Os cálculos eram feitos utilizando uma yupana (quechua
para tábua de contar), que estava ainda em uso depois da conquista do
Peru. O princípio de trabalho de uma yupana é desconhecido, mas, em 2001, uma
explicação para a base matemática deste instrumento foi proposta. Por
comparação à forma de várias yupanas, os investigadores descobriram que
os cálculos eram baseados na sequência Fibonnaci, utilizando 1,1,2,3,5 e múltiplos de 10, 20 e 40 para os diferentes
campos do instrumento. Utilizar a sequência Fibonnaci manteria o número de
bolas num campo no mínimo.
ÁBACO RUSSO: o schoty (счёты), normalmente tem
apenas um lado comprido, com 10 bolas em cada fio (excepto um que tem 4 bolas,
para fracções de quartos de rublo). Este costuma estar do lado do utilizador.
(Modelos mais velhos têm outra corda com 4 bolas, para quartos de kopeks, que
eram emitidos até 1916. O ábaco russo é habitualmente
utilizado na vertical, com os fios da esquerda para a direita ao modo do livro.
As bolas são normalmente curvadas para se moverem para o outro lado no centro,
em ordem para manter as bolas em cada um dos lados. É clarificado quando as
bolas se devem mover para a direita. Durante a manipulação, as bolas são
movidas para a direita. Para mais fácil visualização, as duas bolas do meio de
cada corda (a 5ª e a 6ª; no caso da corda exceção, a 3ª e a 4ª) costumam estar
com cores diferentes das outras oito. Como tal, a bola mais à esquerda da corda
dos milhares (e dos milhões, se existir) costuma também estar pintada de
maneira diferente.
O ábaco russo estava em uso em todas as lojas e
mercados de toda a antiga União Soviética, e o uso do ábaco era ensinado
em todas as escolas até aos anos 90. Hoje é visto como algo arcaico e foi substituído
pela calculadora. Na escola, o uso da calculadora é ensinado desde os anos 90.
ÁBACO ESCOLAR: Utilizado numa escola primária dinamarquesa,
do século XX. E em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação infantil e na educação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Nos países ocidentais, uma tábua com bolas
similar ao ábaco russo mas com fios mais direitos e um plano vertical tem sido
comum (ver imagem).
O tipo de ábaco aqui mostrado é vulgarmente
utilizado para representar números sem o uso do lugar da ordem dos números.
Cada bola e cada fio tem exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira,
pode ser utilizado para representar números acima de 100.
A vantagem educacional mais significante em
utilizar um ábaco, ao invés de bolas ou outro material de contagem, quando se
pratica a contagem ou a adição simples, é que isso dá aos estudantes uma ideia
dos grupos de 10 que são a base do nosso sistema numérico. Mesmo que os adultos
tomem esta base de 10 como garantida, é
na realidade difícil de aprender. Muitas crianças de 6 anos conseguem contar
até 100 de seguida com somente uma pequena consciência dos padrões envolvidos.
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