terça-feira, 1 de outubro de 2013

Como surgiu a noção de número

Uma ligação do tipo: para cada ovelha uma pedra chama-se em matemática, correspondência um a um.

  Correspondência

  É muito importante ver se o aluno tem noções corretas de correspondência. A noção de correspondência leva o aluno a uma melhor compreensão da numeração e da representação.

   À medida que as crianças começam a repetir o que fazer verbalizando, um par cada um...Por exemplo:
- Um guardanapo para cada criança
- Um chapéu para cada cabeça
- Um papel para cada um. (Desenho de seis chapéus à frente de seis cabeças. Unir com uma linha cada chapéu com cada  cabeça de maneira que a corresponda um a cada um.).

  Utilize todo o tempo como oportunidades para ensinar correspondência nas atividades diárias. Ex: Aqui há duas tigelas, uma para você e uma para Carla.Temos cinco lápis para 5 crianças desta mesa. Neste grupo há quatro crianças, necessitamos quatro cadeiras.

   Entregue à criança cartões com um número que reconheça e entregue uns blocos.
  Peça à criança que coloque a quantidade correta de blocos em cada cartão. Faça o mesmo, mas ao contrário, entregue os blocos e peça que coloque o cartão correspondente em cada grupo.

postado por Adriana

fonte de pequisa livro paradidático  Matemática primeiros passos ed. Rideel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário