segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O ÁBACO




O ábaco de pinos é material utilizado como recursos para trabalho de Matemática para desenvolver atividades envolvendo o Sistema de Numeração Decimal, a base  10 e o valor posicional dos algarismo, além das 4 operações (com mais ênfase na adição e na subtração).
 Este material é de origem oriental e tem como referência as contagens realizadas por povos antigos.
No ábaco, cada pino equivale a uma posição do Sistema de Numeração Decimal, sendo que o 1°, da direita para a esquerda representa a unidade, e os sentimentos posteriores representam a dezena, centena, a unidade de milhar e assim por diante.
De acordo com base de 10 do sistema Indo-arábico, cada vez que agrupam 10 peças em um pino, deve-se retira-las e troca-las por uma peça que deverá colocada no pino imediatamente à esquerda, representando 1 uma unidade da ordem subsequente.
O ábaco de pinos tem uma grande vantagem frente ao ábaco horizontal pela possibilidade de movimentação das peças, que podem ser retiradas e não só "passadas" de um lado para outro, como no ábaco horizontal. Nas atividades de subtração, essa estratégia facilita muito o manuseio do aluno, que necessita retira e reagrupar peças em diferentes posições.



DIFERENTES TIPOS DE ÁBACOS








ATIVIDADES COM ÁBACOS:

1.No ábaco abaixo, representam os número. Que número é esse?


(A) 10.206
(B) 4.131
(C) 10.314
(D)41.301






ATIVIDADES: CONTANDO OS OBJETOS.






Objetivos:
.Realizar contagens, utilizando a correspondência biunívoca (um a um);
.Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorado situações-problema que envolvam contagem;
.Compreender a fazer uso do valor posicional dos algarismo, no Sistema de Numeração Decimal.
Material: 
Objetos:
Ábaco de pinos ( 1 por aluno)
Poderão ser selecionados na classe objetos  (lápis de cor, giz, pedaço coloridos de papel, borrachas etc..) em quantidade superiores a 10 unidades, ou poderá ser perdido aos alunos que tragam objetos (bolinhas de gude, figurinhas botões etc..) de casa para montar uma coleção. Os alunos deverão contar esses objetos, a principio um a um, registrando a quantidade de objetos que possuem. Pode-se propor ou aceitar contagem de 2 em 2, de 3 em 3, 5 em 5 até que os alunos percebam que quando têm quantidades maiores que 10, podem registra-las diretamente no pino das dezenas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www,educ.fc.ul.pt/docente/opombo/seminario/abaco/historia.htm
http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/private/abaco.htm
http://pro-eve.blogsport.com.br/2008/02/bacos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário