Há muitas estratégias de cálculo mental: arredondamento, decomposição mental das quantidades, mentalização dos próprios algoritmos (conta armada), memorização de alguns materiais concretos (como Material Dourado e ábacos). Dentre todos esses o mais eficaz, sem dúvida é a memorização do Soroban, o ábaco japonês. Essa técnica permite cálculos mentais astronômicos numa velocidade muito rápida.
É simples: as crianças começam a usar o Soroban desde pequenas. Após 3 anos de prática conseguem memorizá-lo, manipulando suas peças mentalmente. Em outras palavras, manipulam um ábaco imaginário.
Crianças que fazem pesquisa de preços, guardam dinheiro para comprar uma revista, e principalmente, aquelas que ajudam os país no comércio "fazem" matemática muito antes de ouvir falar em fórmulas e operações. O problema é que , na escola, se ensina a elas como calcular desconsiderando totalmente o que sabem. O cálculo mental sempre esteve presente no comércio ou na construção civil, por exemplo: Os professores só precisa trazer essa habilidade para a sala de aula. Criando aleatoriamente vários níveis de dificuldades, tais como, fácil, médio e difícil para serem resolvidas mentalmente, estimulando o jogador a exercitar suas habilidades mentais ao desenvolvimento do pensamento lógico, desafiando o e buscando rapidez na resolução das expressões. O aluno já sabe fazer conta de cabeça. O professor só precisa descobrir as estratégias que eles usam e mostrar outras, a turma vai se sair bem melhor nos cálculos escritos.
A base são as situações-problema. Em questões como distribuição de 24 bolas de uma caixa entre 4 crianças, primeiro é preciso verificar se os alunos compreenderam os valores em jogo e o que essa operação implicará (o número maior ficará menor). Como eles imaginam que o problema será solucionado? Conversar sobre a atividade é bem diferente de dar pistas sobre o cálculo a ser usado, a turma utilize procedimentos próprios, não informar nem dar dicas são uma condição didática necessária, compreendida a proposta, cada um procura as próprias estratégias para chegar ao resultado.
Referências: Windows Phone
Youtube, Nova Escola, Fundamental/matemática-fatores-e-diversos
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