1º - A adição ou soma
Como todos já sabem, por meio da soma, podemos adicionar um número a outro, gerando outro número.
Ex: 74756 + 99637 = 174393
A adição ou soma começa de trás para frente <-. Caso, ao somar dois números, dê um número de dois algarismos, o primeiro algarismo irá "para cima" do próximo número a ser somado e será adicionado no resultado da soma do próximo número.
Ex:
56 + 37 = ?
Exemplos para aplicar para os alunos do 1ºano do ensino fundamental
1º) Tenho 2 bolinhas de gude, vamos juntar com mais 2 bolinhas de gude para saber com quantas bolinhas eu ficarei?
OO + OO = OOOO 2
+ 2
______
2 + 2 = 4 4
Resposta: Ficarei com 4 bolinhas no total.
2º) Veja os docinhos que Ana fez e responda quantos docinhos ela fez no total?
brigadeiros 4 4
beijinhos 2 + 2
____
Ela fez ao todo 6 docinhos. 6
2º - A subtração
A subtração é o contrário da soma. Você irá tirar uma quantia de outro número. Também ocorre de trás para frente.
Ex: 47233 - 40000 = 7233
Caso "falte" uma quantia para ser subtraída, deve "pegar emprestado do vizinho" uma unidade.
Ex:

O primeiro zero pediu emprestado ao 4 e esse zero cedeu ao outro zero, portanto ficou com 9 (era 10) o meu ocorreu com o segundo zero, que cedeu ao terceiro zero. A subtração seguiu normal, até chegar no 4, que o mesmo virou 3, já que cedeu 1 para o zero. Então, o 3 teve que pedir ao 7 ao lado, ficando com 13 e o 7 virando 6. Subtração normal, resultado final: 39995.
Exemplo de atividade para ser aplicada aos alunos do 1º ano do ensino fundamental
1º) Vamos supor que Carla tenha 5 lápis de cor, mas ela vai emprestar 3 lápis de cor. Quantos lápis Carla vai ficar?
5 - 3 = 2 _ 5
3
____
2
Carla ficou com 2 lápis
2º) Eduardo ganhou 8 adesivos, desses adesivos ele deu 3 para o seu irmão. Quantos adesivos ele ainda tem?
8- 3 = 5 8
_
3
___
5
Ele tem 5 adesivos.
3º - A Multiplicação
A multiplicação se conceitua na seguinte frase-fórmula: "tantas vezes tal número".
Ex: 20 x 50 = "vinte vezes o número 50".

Cada algarismo da segunda linha multiplica, de trás para frente, cada algarismo da primeira. As linhas obtidas serão somadas, como pode ver no exemplo.
A multiplicação se conceitua na seguinte frase-fórmula: "tantas vezes tal número".
Ex: 20 x 50 = "vinte vezes o número 50".

Cada algarismo da segunda linha multiplica, de trás para frente, cada algarismo da primeira. As linhas obtidas serão somadas, como pode ver no exemplo.
Exemplos de atividades para ser aplicada aos alunos do 1º ano do ensino fundamental
Colocarei na loja os quadrados para que possam ter visualização para executarem a multiplicação.
4 x 2 = 12 4
x
2
___
8
As 4 linhas de 2 quadrados que são:
2 + 2 + 2 + 2 = 8
A divisão consiste na repartição de um determinado número em partes iguais.
Ex: 70 dividido por 2

Achamos um número que multiplicado por 2 chega perto de 7. Nesse caso, foi o 3. Deu 6, sobrou 1. Já que um é menor que 2, desceu o 0 e ficou 10 dividido para 2. Deu 5 e o resto foi 0, ou seja, fim da divisão.
Exemplos de atividades para ser aplicada aos alunos do 1º ano do ensino fundamental
1º aluno = 4
2º aluno = 4
3º aluno = 4
Cada um ficou com 4 balas.
Dizemos que 12 foi dividido por 3 que é igual a 4.
Representamos assim: 12 : 3 = 4 e armamos assim: 12 |_ 3_
0 4
É de suma importância apresentar aos alunos, os conjuntos de figuras e quanto equivalem em forma de números, representado pelo numeral.
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