terça-feira, 19 de novembro de 2013

Fundamentos matemático


  •  Poucos milênios antes de Cristo, a inteligência humana se desenvolveu mais, e a necessidade de uma ciência complicada para resolver desde os mais simples problemas até grandes vendas também.Os grandes matemáticos surgiram antes de Cristo e depois de Cristo, inventando novas fórmulas, soluções e cálculos.A inteligência do homem era algo tão magnífico,que a matemática evoluiu mais rápido do que as próprias conclusões e provas matemáticas do homem.
  • . Filósofos MatemáticosTales de Mileto Pitágoras
  • . Vários povos se destacaram, como os egípcios, sumérios, babilônios e gregos. Grandes mentes surgiram e inventaram outros princípios mais complexos e mais dificeis. Egípcios Gregos. Adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada, potência, frações, razões, equações,inequações, termos, leis, conjuntos, etc, todos essesprincípios e centenas de milhares de outros estavamdentro da ciência complexa, difícil, explicável e lógica que se chamava Matemática.Antigos acreditavam que a soma de duas unidades de algo, somado a mais outras duas unidades de algo, daria quatro. Comprovado pela matemática de sumérios, os primeiros grandes astrônomos e filósofos deram o essencial a essa complexidade. 
  • E nos faz pensa, repensar de como transferi-la, aprender e entender.  postado por Clenilda

terça-feira, 5 de novembro de 2013







As três divisões de Beremiz:  A divisão simples, a divisão certa, a divisão perfeita.

Beremiz e seu companheiro estavam caminhando no deserto quando se depararam com um homem caído que acabara de ser assaltado pediu-lhes ajuda e aos dois mulçumanos e eles resolveram ajudá-lo. O homem pediu algo para comer e Bagdali disse que trouxera três pães e Beremiz cinco pães, Beremiz sugeriu uma sociedade dos pães, o homem se apresentou como xeque e ofereceu para cada pedaço de pão que ele comesse, recompensando com uma moeda de ouro. Assim que chegassem à Bagdá. Seguiram então com a viagem. Continuando viagem no dia seguinte, entraram em Bagdá, dando de cara com um cortejo, o xeque Salém fora cumprimentado e questionado pelo poderoso vizir Ibrahim Maluf, que estava à frente do cortejo, acerca do motivo de estar com trajes maltrapilhos e na companhia de dois homens desconhecidos, ao qual Salém fez o relato acima referido, fazendo grandes elogios a respeito de Beremiz e Bagdáli. Em seguida ordenou que pagasse conforme prometido as 8 moedas de ouro pelos pães aos homens que o socorrera, agradecendo pelo grande feito. Porém quando o rico xeque Salém Nasair fazia a divisão dando a Beremiz 5 moedas pelos 5 pães e a Bagdáli 3 moedas pelos 3 pães, o homem que calculava fora fiel à ciência que recebera como dom, corrigindo e provando matematicamente a divisão correta das moedas pagas pelos 8 pães, que deveria ser de 7 a si mesmo e 1 moeda a Bagdáli, porém Beremiz enfim repartiu em partes iguais, 4 moedas para cada, pois sabia que, embora, fosse matematicamente correta a divisão, aos olhos de Deus não estava certo. Esse homem é extraordinário, foi à declaração feita pelo vizir, referindo-se a Beremiz, pois ficou maravilhado com a sua habilidade e generosidade para com o companheiro e amigo Bagdáli, tomando-o como secretário.